quarta-feira, 29 de abril de 2009

Como tornar uma banda conhecida?

Hoje todos sabemos o quanto é importante para uma banda ou artista, alem de conquistar a "sua" região explorar seu trabalho em outros lugares.
O reconhecimento pode demorar e por ter uma demanda imensa de sempre novos artistas no mercado, isso dificulta e as vezes desinstimula os artistas de participar de tal "concorrência". É imensa a divficuldade de expor o seu trabalho em sua própria cidade de leva-lo para outras então parece ainda mais dificil. mas aqui vai a dica para quem pretende levar o trabalho musical a diante e com bastante seriedade:

*Participação em pequenos eventos:
Participe de pequenos festivais de sua cidade, se ofereça para tocar sem cobrar nada em bares e boates que oferecem espaço para bandas e mesmo que sua banda toca para pouquissímas pessoas, mostre-se agradecido pela presença dos poucos e saiba que esse é apenas o primeiro degrau da escada.

*Divulgue seu trabalho:
Onde for possivel esteja apresentando seu trabalho. Em roda de amigos, internet, outros eventos do gênero não importa onde mas faça com que o nome de sua banda circule e isso vai ocasionar o interesse/curiosidade das pessoas de conhecerem o seu som, e se for realmente de qualidade essas mesmas pessoas irão indicar o teu som pros amigos.

*Peça opinião de um produtor:
Entre em contato e peça a visita de um produtor ao seu ensaio(a maioria não cobra nada pela visita e está disposto a ajuda-lo). Ele vai te dar informações que irão enriquecer o som da banda, te dar dicas de divulgação, do lançamento de uma banda no mercado musical além de muitas outras coisas que uma ajuda profissional muito convém.
*Esteja sempre trazendo novidades em seus shows:
Muitas bandas começam a tocar bastante e acham que aquele repertório é "o repertório" e não pode ser mudado até ser totalmente executado. Quem pensa assim está errado, devemos pensar que muitas pessoas que estavam no show anterior possivelmente estarão nos proximos(caso tenham curtido o som e estejam acompanhando a banda), então seja ousado, mude, acrescente, tire faça o que achar que vai estar sempre proporcionando a melhora(a mudança pode ser até em arranjos e combinações diferentes).

Então a dica tá mais ou menos aí, agora é só estudar direitinho e partir pro sucesso.
Espero tê-los ajudado,

Fred Bastos

Um comentário:

  1. Oi somos a banda The Shock Dogs,parabéns pelo seu blogger,pincipalmente esse tema foi muito legal e construtivo,e queremos saber se vc pode nos ajudar a divulgar a nossa banda nosso e-mail:theshockdogs@gmail.com
    Até a próxima!!!!

    ResponderExcluir